quarta-feira, 21 de novembro de 2007

A verdade...



Ao ler um post no blog "Coisas da Vida", intitulado: "Verdade".

Deparei-me por uma vontade imensão de reflectir sobre o assunto e escrever um algo sobre, isso, o post fazia uma serie de perguntas, sobre as quias estive a reflectir e a conclusão a que cheguei foi a seguinte:



Bem a verdade é na realidade uma "dicotomia", que nos deixa confusos e provoca sentimentos ambiguos no sentido em que por vezes as coisas tanto nos parecem verdade e mentira.

Mas isto acontece pelo facto de a verdade não ser exacta, absoluta ou definitiva, pelo contrário, é relativa, subjectiva e mutável. De forma a que aquilo que eu tenho como uma absoluta verdade outra pessoa pode ter com uma perfeita mentira, e por vezes nenhuma das partes tem toda a razão, pois por vezes podem existir várias verdades sobre a mesmissima coisa, como por exemplo, podes afirmar com toda a certeza acreditando piamente que é verdade que o céu é azul, e tens razão, é verdade, o céu é azul. Mas não é por vezes também cinzento, preto, avermelhado, alaranjado e por vezes uma salganhada de cores? Ou estou a mentir se te disser que o céu é cinzento?! Não, ambos estamos a dizer a verdade sobre a mesma coisa, no entanto a verdade que cada um de nós afirma é completamente diferente da do outro! E isto não se passa só com a cor do céu, mas com quase tudo o resto na vida e no mundo.

Mas isto não significa que não existam mentiras, pois existem, no entanto tem uma grande diferença da mentira, isto vem de uma crença pura de que é verdade, enquanto a mentira é premeditada e quem a diz tem total consciência do que está a fazer...

Se a mentira é punivel, sim sem duvida, quando premeditada concordo absolutamente com a sua punição...

No entanto, não considero que seja normal mentir, omitir ou trair, pois quando alguem faz qualquer uma dessas coisas não está a respeitar o outro e está a roubar-lhe o direito à verdade... Támbem não acredito que seja possivel uma relação seja ela do tipo que for onde isto aconteça... Talvez pelo facto de que sou apologista da sinceridade e da verdade acima de tudo!!!

Se nós podemos estar certos e o mundo inteiro errado, sinceramente penso que sim, e dou o exemplo de Galileu, quando afirmou que a terra era redonda, todos se riram dele e o julgaram louco, mas hoje em dia não aprendemos na escola que a terra é redonda?! Então ele estava correcto e o resto do "mundo", os que o julgaram loucos estavam errados... no entanto a terra consoante a posição do sol parece-nos adoptar outras formas, não deixando no entanto de ser redonda!..

Este é um bom exemplo em como devemos ter cuidado quando tendemos a julgar os outros, Por exemplo Galileu foi punido por afirmar a verdade...

Ainda a respeito das relações, infelizmente não conheço nenhuma, onde impere apenas a verdade absoluta, o que torna a minha busca por uma relação assim um pouco desmotivante...
... no entanto acredito que poderá existir, tem de existir, para tudo fazer sentido tem de exister uma possibilidade de as relações serem dominadas pela verdade absoluta, apesar de isso parecer dogmatico..!
As diferenças em cada um de nós fzem com que a busca de uma verdade absoluta, pareça domatica e irresoluvel, no entanto (talvez por ingenuidade), acredito que é possivel...
Acho que essa procura pela verdade não faz de mim louca, apesar de outros me querem fazer crer que sou por vezes ao destruirem e tornar falso tudo aquilo em que acredito com todas as minhas forças, nem a mim, nem a ninguém, pelo contrario, as minhas duvidas só acabam mais tarde por fortalecer as minhas certezas...
...e acreditem que o que tou para aqui a dizer não são só teorias, eu meto em prática o que digo, pois é isso que me ajuda a manter a sanidade mental, a chegar a mim e acriar um sentido para a vida, para a minha vida...
Não sei se concordam comigo ou não mas estou aberta a novas opiniões, a novas "verdades"...
Um Abraço!




5 comentários:

Karol disse...

Minha querida! Ao menos agrada-me saber que as questões que coloco fazem alguem reflectir sobre o que quer que seja! Fico muito grata por isso, pois como já tive oportunidade de te dizer, sabe bem sentir que não estamos sós! A verdade é que nos momentos de tensão, aqueles em que o céu está cinzento e a chuva simplesmente não pára de cair, colocamos tudo em causa... até a existencia de um sol por detrás das nuvens!... Mas eu sei que ele existe... sei-o sempre... mesmo quando estou triste... Mas há momentos em que me sinto forçada a colocar as minhas próprias teorias em causa. Tal como tu, procuro todos os dias ser uma pessoa melhor... tornar o empírico no real e desta forma aproximo-me cada vez mais do que sou... do que procuro em cada pedra, lugar, dia, em cada pessoa!... Inevitavelmente depois da chuva, da trovoada, o Sol finalmente brilha no meu coração e posso descansar um pouco esta dor de pensar!... Enfim, tudo são momentos e oportunidades de evoluirmos, de crescermos e de lutarmos pela nossa felicidade, e neste momento sinto-me um pouco mais sã e posso assegurar-te também que é possivel... Por vezes é dificil assumir a responsabilidade... mas é possivel! Obrigada por tudo! Tens sido uma óptima companhia cibernautica! E uma grande ajuda também! Vou adicionar o teu blog aos meus favoritos! Um abraço forte e continuação de uma boa caminhada! ;)

PAZ

RayaDreams disse...

Obrigada pelo comentário, aceitação e sobretudo pela verdade!!!
De facto não estás só e o prazer de trocar ideias sobre estas questões tem sido meu..!
Já agora aproveito para deixar-te duas questões?
Consideras a felicidade como algo que se adquire e passa a ser permanente ou como algo que vamos adequirindo mas que é efemero, momentaneo?
Como distingues a felicidade da alegria?
Desejo-te uma boa reflexão..!
Um abraço!!!

Karol disse...

Naturalmente, já vivi o suficiente para perceber que a felicidade não é nem será nunca uma constante, tendo em conta que precisamos sempre do outro lado para lhe dar-mos algum valor. Contudo sinto que se pode ter uma vida feliz e plena, se soubermos aceitar as contrariedades que vão aparecendo de coração aberto e com vontade de transformar "cobre em ouro". Eu considero-me uma pessoa extremamente feliz, no geral, mas isso não impede que passe por momentos de infelicidade e de tristeza. Quanto aos conceitos de alegria e felicidade penso que são facilmente confundíveis, mas vejo as coisas da seguinte forma: a alegria é um sentimento que vem do coração, da alma, originado pelo Amor que temos pela vida e por nós próprios (ao contrário do medo)e que pode ser provocado por vários acontecimentos, ao passo que a felicidade já é uma consequência dessa mesma alegria que acaba por se transformar mais num estado e deixa o seu carácter sentimental. Contudo penso que estão sempre interligadas, mesmo que haja situações em que algo me pode dar alegria, mas não ser suficiente para me fazer feliz, ou vice-versa, pode haver algo que me entristeça, mas que não é capaz de abalar o meu estado de felicidade na altura! Acho que se encararmos a vida sem o medo que mencionei há pouco, e com Amor, podemos sempre transformar os nossos momentos de infelicidade, apesar de não ser o mais facil... Mas isto já dava para outra reflexão!..Como é obvio isto é tudo muito subjectivo e é só a minha maneira de ver as coisas que é perfeitamente duvidável! Desculpa a demora na resposta, mas para além de ter vindo a pensar neste assunto de forma mais consciente para poder elaborar uma reflexão minimamente coerente, não tenho tido muito tempo para estar no computador! ;) Um abraço e obrigada por me fazeres pensar nestas coisas! Já agora gostava de saber a tua opinião também! Beijoka!

RayaDreams disse...

Querida Diana:
Gostei mt de ler as tuas reflexões, acho que estão mt bem fundamentadas e têm mt lógica no entanto tenho outra perspectiva sobre o assunto o k me faz ter de reflectir mais um pc sobre elas antes de te responder...
Prometo ser breve..
Um Abraço!

RayaDreams disse...

Diana:
Não tenh tido muito tempo para cá vir...
Mas tenho tambem eu tenho reflectido sobre as questões que te coloquei e aqui vai:
Felicidade:
para mim a felicidade é uma coisa efemera mas ao mesmo tempo continua, no sentido em que o verdadeiro momento de felicidade so dura uns "segundos", no entanto aquela senção de paz, de bem estar, de tranquilidade... que nos invade juntamente com a felicidade perdura... quando algo faz despoletar a recordação daquele momento de felicidade, essa sensação de paz volta a invadir-nos e deixa-nos simultaneamente melancoloicos e tranquilos...
A felicidade é nos dada a provar aos pinguinhos mas são esses pinguinhos de verdadeira felicidade que vamos sentindo ao longo da vida que lhe dão um pouquinho e nos dão força e vontade para continuar e sonhar, a felicidade distingue.se da alegria porque aparece inesperadamente e vem das coisas mais simples mas belas, como o vermos um por do sol "de mão dada por entre os dedos" com quem amamos, sim a felidade está muito associada ao amor, geralmente e despoleta por alguma coisa relacionada com as pessoas que amamos, por exemplo a mim as risadas puras e sinceras provocam sempre em mim momentos felizes, que depois recordo com uma tranquilidade melancolica...
Ja a alegria não, é intensa mas fugaz, começa por ser um formigueiro nos pés que vai subindo pelo teu corpo e provocando pequenas explosões que te transparecem de uma forma radiante... Difere da felicidade porque pede movimento,agitação...
Sinceramente Diana não acredito que existam pessoas que vivam plenamente felizes...
Acredito em pessoas que vivam num grande bem estar, numa intensa harmonia consigo e com os outros... Mas felizes n+ao, porque a felicidade é rara, mas é isso que a torna especial... A Felicidade é o raio de sol que espreita por entre as nuvens num dia chuvoso e nos lembra que existirão mais dias de sol, já viste se estivesse sempre a fazer sol que importancia teria ele pra nos? E onde iriamos nós arranjar forças para continuar se o sol era uma coisa banal...
No enanto o bem-estar é facilmente confundivel com a felicidade, mas não contem a pureza implicita na felicidade, ou a explosividade caracteristica da alegria... Explosiva no bom sentido, no sentido de emanar energia...
Bem minha querida Diana, espero ter sido clara... Mas já é tardissimo e o cansaço há muito que se apoderou de mim hoje, no entanto achei que estava a demorar demais na resposta...
Aquele abraço que traz consigo uma gota de felicidade...